terça-feira, 2 de agosto de 2016

Esportes Aquáticos - Maratonas Aquáticas

Uma corrida de 10 quilômetros em águas abertas. As maratonas aquáticas estrearam em Pequim 2008, como parte do programa da natação, mas no Rio 2016 ganharam status de esporte – e o mar da Praia de Copacabana como palco das disputas masculina e feminina.



Regras

Em provas distintas, largam 25 atletas no masculino e 25 no feminino. Os atletas devem contornar boias que demarcam o percurso, que deve ter no mínimo 1,40m de profundidade.

Todos os nadadores são obrigados a usar o número de largada no corpo e chips nos pulsos para registrar o tempo. Se um nadador completar a prova sem o chip, será desclassificado.

A chegada da prova é marcada por uma placa suspensa acima da linha da água, com pelo menos 5m de largura. Assim como na natação em piscina, o tempo do atleta é registrado quando

Um time de seis cronometristas e juízes se dividem entre a plataforma e o barco – eles registram a ordem de chegada e controlam o tempo de prova dos atletas.

A bordo de embarcações, profissionais capacitados auxiliam na fiscalização da prova e segurança dos atletas durante todo o percurso. A temperatura da água é checada 2 horas antes da largada e durante toda a prova e deve estar entre 16ºC e 31ºC

Mais informações sobre a Maratona Aquática você encontra no site da Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos (CBDA)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

+ Populares

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails