quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012

Esportes Aquáticos - Pólo Aquático

O Pólo Aquático é um esporte coletivo, semelhante no princípio básico do handebol. As equipes devem tentar jogar a bola dentro do gol adversário, defendido pelo goleiro, mas é praticado dentro de uma piscina, por duas equipes. Foi uma das primeiras modalidades dos Jogos Olímpicos Modernos.


O jogo foi oficialmente inventado no fim do século XIX, embora existam relatos que indicam que o esporte era praticado desde o século XVIII, principalmente na Inglaterra e na Escócia. 
Há muita controvérsia sobre a verdadeira origem do pólo aquático, mas sabe-se que, no início, a modalidade era uma versão do rúgbi (esporte em que o objetivo é avançar sobre o terreno do adversário), praticado em rios com uma bola feita de borracha conhecida como “pulu”. Os ingleses, inventores do esporte, pronunciavam “polo”. Foi a partir daí que nasc­eu o nome “water (água, em inglês) polo”. Posteriormente o objetivo foi mudado e passou a ser marcar gol.

Regras e equipamentos

O pólo aquático é uma modalidade que mistura diversos elementos de outros esportes como o futebol, o basquete e o handebol.
  • É praticado em piscinas que devem ter entre 20m m e 30m de comprimento, entre 10m e 20m de largura e, no mínimo, 2 metros de profundidade. Em cada extremidade da piscina é colocado um gol (meta) de 3m de largura e 90cm de altura.
  • As equipes são formadas por sete jogadores de linha (que atuam na partida) e seis suplentes (reservas). Os gorros ou tocas são usados para diferenciar cada equipe. Os goleiros devem usar tocas vermelhas.
  • A bola de pólo aquático deve ter entre 400 e 450 gramas de peso. O diâmetro deve ficar entre 68 e 71 centímetros.
  • O objetivo do jogo é marcar gols. A equipe que marcar um número maior de gols vence a partida;
  • A bola não pode ser segurada com as duas mãos ao mesmo tempo (com exceção do goleiro). A bola deve ser conduzida por uma das mãos ou pelos braços;
  • Cada partida é dividida em quatro tempos de sete minutos cada. Quando há empate em partidas eliminatórias, há prorrogação e, se continuar empatada, ocorre a disputa por pênaltis (cinco cobranças para cada lado);
  • São consideradas faltas: segurar a bola com as duas mãos ao mesmo tempo, manter a bola sob a água, pegar impulso no fundo da piscina e empurrar o adversário;
  • Cada equipe possui 30 segundos para efetuar uma jogada.
Participação do Brasil
Apesar de não ter bons resultados nos Jogos Olímpicos, o Brasil tem se destacado nos Jogos Panamericanos tendo conquistado diversas medalhas.

Mais informações sobre Nado Sincronizado você encontra no site da Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos (CBDA)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

+ Populares

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails